PUBLICIDADE
Notícias

IBGE: soja manterá alta com atraso do plantio nos EUA

11:00 | 09/05/2013
A soja é o destaque de alta na produção de grãos, em comparação a 2012, segundo o quarto Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, 9. Além do preço convidativo, houve recuperação após um período de estiagem em 2012, na região Sul do País, segundo o gerente da coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi. "E a tendência é o preço da soja continuar subindo, porque nos Estados Unidos está atrasado o plantio devido à chuva e do frio intenso", afirmou.

A soja responde, segundo a LSPA de abril, por 43,8% do total da produção de cereais, leguminosas e oleagionosas, ante 40,5% de participação na safra do ano passado. Em volume, a produção passou de 65,7 milhões de toneladas em 2012 para 81 milhões de toneladas este ano, acréscimo de 23,3%.

Em comparação a março o levantamento de abril trouxe o destaque do crescimento de produção de milho. "A produção está garantida. Agora é só secar a planta e recolher", afirmou Andreazzi. A principal explicação está na reavaliação de 2,3 milhões de toneladas, que foram acrescidas à produção no Mato Grosso do Sul, em relação ao informado em março.

"Antes era uma projeção, com base na média histórica. Em março, houve uma verificação", justificou o técnico do IBGE. A produção no Estado está projetada em 6,8 milhões de toneladas na segunda safra e de 367 mil toneladas na primeira safra. "A região Centro-Oeste prefere plantar soja na primeira safra e milho na segunda, uma tendência que está partindo para o Sul também", disse. Ao todo, a produção de milho na primeira safra foi de 35,49 milhões de toneladas na primeira safra e 42,3 milhões de toneladas na segunda.

TAGS