PUBLICIDADE
Notícias

EUA: alta do PIB no 1º trimestre é revisada para 2,4%

10:10 | 30/05/2013
A economia dos EUA cresceu levemente menos do que o calculado anteriormente no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Departamento do Comércio. A taxa anual de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do país no período foi revisada para 2,4%, da estimativa inicial de 2,5%, em linha com a previsão dos economistas consultados pela Dow Jones.

A economia norte-americana cresceu por 15 trimestres consecutivos, mas o ritmo do avanço, pouco acima de 2,0% por ano, é o mais fraco desde pelo menos a Segunda Guerra Mundial. No quarto trimestre do ano passado, o PIB teve expansão de apenas 0,4%.

Os gastos com consumo no primeiro trimestre deste ano foram revisados para alta de 3,4%, a maior desde o quarto trimestre de 2010. Enquanto isso, os lucros corporativos diminuíram 2,0% na comparação com o quarto trimestre do ano passado, embora tenham subido 4,0% em relação aos três primeiros meses de 2012. As vendas finais reais, que correspondem ao PIB excluindo mudanças nos estoques, aumentaram 1,8% no primeiro trimestre, mais do que o cálculo inicial de +1,5%.

Os cortes de gastos públicos diminuíram 8,7% na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o mesmo período do ano passado. Já o mercado imobiliário foi um ponto positivo. Os investimentos fixos em residências, que incluem construção de imóveis e reformas, aumentaram 12,1%, um pouco menos do que o calculado antes, mas dando sequência ao forte crescimento visto há mais de um ano. As informações são da Dow Jones.

TAGS