PUBLICIDADE
Notícias

ESM desembolsa primeira parcela da ajuda ao Chipre

12:19 | 13/05/2013
O fundo de resgate da zona do euro aprovou nesta segunda-feira o desembolso da primeira parcela de assistência financeira ao Chipre. O Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês) informou que a primeira parcela de ajuda ao país virá em dois desembolsos. O primeiro, de 2 bilhões de euros, foi transferido hoje e o segundo, de até 1 bilhão de euros, será transferido até 30 de junho.

Ambos os desembolsos serão feitos em dinheiro e usados para necessidades financeiras gerais do setor público e necessidades fiscais. "Os empréstimos do ESM vão ajudar a manter a estabilidade financeira na zona do euro e dar mais tempo ao Chipre", disse o diretor-gerente do ESM, Klaus Regling. "Esse tempo a mais fará com que o país tome as medidas necessárias para reconstruir sua economia de forma sustentável."

De acordo com as decisões tomadas pelo Eurogrupo em 25 de março, o Chipre vai receber assistência de até 10 bilhões de euros durante os próximos três anos. O ESM deve fornecer até 9 bilhões de euros e o Fundo Monetário Internacional (FMI) deve contribuir com cerca de 1 bilhão de euros, sujeitos à aprovação de seu Conselho Executivo. As informações são da Market News International.

TAGS