PUBLICIDADE
Notícias

Empresários de Cabo Verde visitam Porto do Mucuripe

08:11 | 06/05/2013
NULL
NULL
Uma comitiva de cinco empresários cabo-verdianos está no Ceará para discutir oportunidades de negócios. Na manhã desta segunda-feira, 6, eles visitam o Porto do Mucuripe com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

A expectativa é de que ainda este ano seja viabilizada uma nova rota comercial que fará do País africano um "hub" de distribuição do Brasil para a África e a Europa. A rota marítima deve dobrar o volume de negócios com o Ceará.

O objetivo é reduzir o custo logístico. O tempo de entrega da mercadoria deve cair dos atuais 35 ou 40 dias para 5 ou 7 dias. Além da rota direta, foi realizado um acordo entre o Porto do Mucuripe e os portos africanos para reduzir taxas e aumentar o free time, tempo necessário para que as várias indústrias descarreguem seus produtos até a chegada do navio. Os termos foram fechados no ano passado.

Os empresários africanos disseram esperar que os preços se igualem ao frete da Europa, que é a metade do praticado no Brasil. “O preço brasileiro é mais baixo que o preço europeu, mas o frete europeu é mais barato. Ás vezes a diferença, não cobre o preço mais baixo. O que interessa é o valor final”, analisou o cabo-verdiano Orlando Correia Timas da companhia Irmãos Correia Ltda.

Teresa Fernandes

TAGS