PUBLICIDADE
Notícias

Dilma apela ao Congresso para que aprove MP dos Portos

13:20 | 03/05/2013
A presidente Dilma Rousseff fez, nesta sexta-feira, 03, um apelo ao Congresso Nacional pela aprovação da Medida Provisória nº 595, conhecida como a MP dos Portos, como uma das medidas para reduzir os gargalos logísticos do País. "Reitero que esta presidenta considera que a MP dos Portos é crucial para o País, diante do resto do mundo. Tenho certeza de que o Congresso será sensível, como vem sendo, e assegurará um marco regulatório para os portos", disse Dilma na abertura da 79ª Expozebu, em Uberaba (MG).

Dilma citou ainda que o governo irá, no Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, atuar na questão do financiamento da armazenagem de grãos, "porque o País precisa de infraestrutura logística", afirmou. Ainda sobre a questão logística e de infraestrutura, a presidente citou a região mineira de Uberaba, que tem uma unidade de produção de amônia para fertilizantes e terá um gasoduto, como uma potencial exportadora de gás. "Achar gás convencional e não convencional em terra é em Minas Gerais. Todos os dados apontam para isso. E na concessão da área do gás, o Estado será não só exportador de zebu, de carnes, mas de gás para o Brasil".

A presidente sugeriu ainda aos pecuaristas presentes ao evento a criação de um Conselho do Setor Bovino (Conbov), para que sejam "articulados" os problemas da cadeia e haja a resolução dos conflitos. "Temos de avançar ainda na questão de tipificação de carcaças (bovinas). Sem isso, perdemos argumentos nas questões internacionais e corremos o risco de perder a razão, o que torna difícil o diálogo", completou.

Dilma disse ainda que, no Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, a questão sanitária na pecuária seguirá como "absoluta prioridade" e encerrou o pronunciamento citando o discurso do ex-vice-presidente José Alencar (1931-2011) feito na mesma Expozebu, em 2010: "Não há nenhum País, nenhum estado no mundo, que possua água, solo, a Embrapa e a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu)".

TAGS