PUBLICIDADE
Notícias

Comércio ficou menos confiante em abril, segundo a FGV

08:44 | 03/05/2013
A confiança do empresário do comércio evoluiu desfavoravelmente no mês de abril, quando avaliado em médias móveis. O Índice de Confiança do Comércio (Icom), divulgado nesta sexta-feira, 03, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) para o trimestre encerrado em abril, foi de -2,9,%, em comparação ao resultado do mesmo período do ano anterior. Foi a quarta piora consecutiva do indicador. Em março, a taxa ficou em -2,3%, na mesma base de comparação.

"O Icom da FGV mostra que o setor inicia o segundo trimestre em ritmo de atividade moderado. O resultado foi influenciado pela percepção de desaceleração das vendas no próprio mês de abril", informou a FGV, em nota oficial. Em abril, o Icom ficou em 123,1 pontos, contra 121,7 pontos do mês anterior.

No Varejo Restrito, na comparação com o mesmo período de 2012, a queda passou de -2,3% no trimestre terminado em março para um recuo de 4,0% nos três meses terminados em abril de 2013. Já no Varejo Ampliado - que inclui veículos, motos e peças e material para construção - a taxa passou de -2,8% em março para 3,6% em abril. O segmento de Material para Construção apresentou a primeira melhora em cinco meses: de -8,0% para -6,3%.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM) do trimestre findo em abril ficou 0,7% superior ao do mesmo período do ano anterior. Em março, a variação havia sido de 4,1% na mesma comparação. Na média do trimestre terminado em abril, 16,9% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 18,5%, como fraca.

A notícia favorável foi a melhora das perspectivas para os meses seguintes. O Índice de Expectativa (IE-COM), que junto com o ISA-COM compõe o ICOM, caiu 5,2% em abril ante queda de 6,4% em março. Considerando-se a comparação interanual mensal, o avanço foi expressivo: após piorar por cinco meses, a taxa de variação do IE-COM passou de -8,9% para -1,3% entre março e abril.

TAGS