PUBLICIDADE
Notícias

CNA prevê alta de 9% do PIB agropecuário em 2013

13:31 | 29/05/2013
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, prevê para este ano um crescimento de 9% no Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária, que deve proporcionar uma expansão entre 4,5% a 5% no agronegócio brasileiro como um todo. Ela fez a afirmação ao comentar o bom desempenho do setor agropecuário no primeiro trimestre deste ano, cujo PIB cresceu 17% conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ela explica que o setor agropecuário neste ano tem sido impulsionado pela valorização dos preços internacionais das principais commodities agrícolas e pelo aumento da produtividade e da produção das lavouras. "Mais uma vez a agropecuária brasileira se revela o motor da economia do País e mostra em números sua força, puxando para cima o desempenho da economia brasileira. O agronegócio garantiu o PIB do primeiro trimestre de 2013 positivo", diz a senadora.

Segundo a presidente da CNA, a expectativa continua positiva para este ano, por causa das sinalizações do governo federal para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2013/2014, que será anunciado na próxima terça-feira, 4, pela presidente da República, Dilma Rousseff. "Com o plano, esperamos que o governo solucione problemas estruturais que impedem um crescimento ainda maior do setor agropecuário", afirma a presidente da CNA.

Ela acredita que as medidas para ampliar a capacidade de armazenagem da safra, criação de uma agência de extensão rural e ampliação da cobertura do seguro agrícola, além da expansão do crédito rural, garantirão a continuidade do ciclo de expansão da agropecuária brasileira em 2014.

TAGS