PUBLICIDADE
Notícias

China eleva críticas à UE em meio a disputas comerciais

12:08 | 16/05/2013
A China elevou suas críticas à União Europeia nesta quinta-feira, após o bloco ameaçar abrir mais investigações para determinar se as companhias chinesas venderam produtos abaixo do custo e se receberam subsídios injustos.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, disse que o país está monitorando de perto as investigações da UE durante uma reunião com o premiê grego nesta quinta-feira. Ele também pediu que a Grécia tente convencer a UE a ter cautela antes de aplicar medidas comerciais.

Em uma entrevista concedida nesta quinta-feira, Shen Danyang, porta-voz do Ministério do Comércio chinês, disse que o país vai tomar as medidas necessárias para defender suas companhias de qualquer sanção da UE.

O governo da China tem, por vezes, oferecido subsídios e taxas de juros baixas às empresas para impulsionar o desenvolvimento das indústrias de alta tecnologia, o que gerou a suspeita de que o país tenha violado regras comerciais globais. A polêmica destaca os desafios que as companhias chinesas enfrentam para vender produtos avançados para mercado desenvolvidos.

A UE disse na quarta-feira que planeja iniciar uma investigação sobre as práticas da China relacionadas às empresas de produtos de telefonia móvel. As informações são da Dow Jones.

TAGS