PUBLICIDADE
Notícias

Bundesbank vê fortalecimento da Alemanha no 2ºtri

07:48 | 21/05/2013
A economia da Alemanha deverá se recuperar no segundo trimestre deste ano, tendo em vista os sinais de que os motores tradicionais do crescimento, como exportações e investimentos em bens de capital, vão novamente impulsionar a expansão, afirmou o Bundesbank, banco central do país, em seu relatório mensal.

O Bundesbank destacou os recentes sinais de força nos dados sobre encomendas à indústria e argumentou que a fraqueza vista nos três primeiros meses do ano - quando a economia alemã cresceu 0,1% - foi devida principalmente ao inverno extremamente longo e frio. Excluindo os efeitos climáticos, a economia local está crescendo de acordo com seu potencial, segundo o banco central.

"O segundo trimestre de 2013 deverá ver uma recuperação notável na economia geral", afirmou o Bundesbank no relatório. No entanto, o banco central também alertou que "os riscos econômicos gerais permanecem altos" como resultado da contínua crise de dívida da zona do euro e da dificuldade de recuperação em muitas partes do bloco monetário.

No capítulo fiscal do relatório, o Bundesbank afirmou que o atual ambiente favorável de yields (retorno ao investidor) soberanos baixos e sólido mercado de trabalho dever ser considerado uma oportunidade para a Alemanha reduzir sua dívida.

Para os outros países da zona do euro, o Bundesbank ofereceu apoio tácito para que as metas fiscais sejam relaxadas levemente em economias cujo crescimento esteja mais fraco do que o esperado, embora tenha observado que a fraca expansão em muitos casos é resultado de um ajuste estrutural necessário depois de anos de excessos.

Ainda assim, o Bundesbank pediu "grande cautela" nas negociações sobre o relaxamento das metas fiscais, alertando que a credibilidade da zona do euro nos mercados pode novamente ser prejudicada se os ajustes fiscais necessários forem adiados em razão de pressões políticas. As informações são da Market News International.

TAGS