PUBLICIDADE
Notícias

ABAC: Número de consorciados cresce 10,7% no País

20:22 | 02/05/2013
O Sistema de Consórcios registrou aumento de 10,7% no número total de participantes ativos entre março de 2012 e março 2013, chegando ao número total de 5,38 milhões de consorciados no País, revelam dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) divulgados nesta quinta-feira. Há um ano, o número total era de 4,86 milhões.

Já o volume de vendas de novas cotas aumentou 5,2% no primeiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período do ano passado, saltando de 596,2 mil entre janeiro e março de 2012 para 627 mil neste ano. O volume de negócios fechados com cartas de consórcio somados no período atingiu a marca de R$ 19,9 bilhões, 17,8% maior que os quase R$ 17 bilhões no mesmo trimestre do ano passado.

De acordo com a entidade, o aumento das adesões aos consórcios no primeiro trimestre foi puxado pela alta de 24% no setor de automóveis, utilitários e camionetas, seguido de 13,7% em caminhões, máquinas agrícolas e implementos, e de 2,2% nos imóveis.

O presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi, atribuiu o aumento das vendas à maturidade do consumidor. "O principal (motivo) é a maturidade do consumidor que, considerando os diversos aspectos da educação financeira, vem planejando seu futuro, comparando os planos disponíveis no mercado, e, em muitos casos, aderindo aos consórcios", afirmou em nota distribuída à imprensa.

Já o número de contemplações - momento em que o consorciado é sorteado e recebe a carta de crédito para comprar o seu bem - caiu 0,7% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o ano passado, fechando em 299,5 mil ante 301,6 mil.

Expectativa conservadora

A presença do consórcio no mercado automotivo cresceu de 15,2% no primeiro trimestre de 2012 para 15,5% do total de vendas em 2013, o que, segundo a ABAC, representa que cerca de um carro em cada sete vendidos no país são via consórcio. No setor duas rodas, o crescimento chegou a quase 20%. No primeiro trimestre do ano passado a participação estava em 41% e este ano atingiu 49%, ou seja, uma moto em cada duas.

De acordo com Rossi, a expectativa da ABAC segue "otimista", porém "conservadora" para este ano. "O momento é de atenção aos rumos da economia, com especial atenção aos índices de inflação e emprego. Paralelamente, o objetivo é buscar novos nichos e continuar difundindo o consórcio como indutor de consumo consciente e responsável, com custos menores e possibilitando formação de poupança com objetivo definido", ressaltou Rossi.

TAGS