PUBLICIDADE
Notícias

Sete milhões de consumidores saíram da inadimplência este ano

Brasileiros bateram recorde ao regularizarem as pendências financeiras e deixarem a lista de inadimplentes no primeiro trimestre do ano

11:18 | 11/04/2013
NULL
NULL
No primeiro trimestre deste ano, um número recorde de brasileiros deixou a lista de inadimplentes. Foram 7,2 milhões de consumidores a pagarem suas dívidas, um aumento de 4,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. O número é o maior já registrado para o primeiro trimestre desde 2006, quando iniciou a medição. O levantamento é da Serasa Experian.

Segundo os economistas da Serasa Experian, cada consumidor teve que regularizar entre três e quatro dívidas de janeiro a março para deixar a lista de inadimplentes.

Os economistas apontam que os principais motivos para o aumento de consumidores que regularizaram pendências são: a expansão das renegociações de dívidas (incluindo pela internet), os juros reduzidos, o desemprego baixo, a evolução da renda. Eles citaram ainda o menor ritmo de crescimento do endividamento no ano passado, com decréscimo gradual do comprometimento da renda com prestações.

Como a inadimplência do consumidor está numa trajetória decrescente, este é um bom momento para o consumidor colocar sua vida financeira em ordem, ressaltam os economistas.

Confira dicas dos economistas da Serasa Experian para controlar o orçamento da casa e evitar o superendividamento e a inadimplência

Dicas

1ª – Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que é preciso. Não vá com fome porque é sempre um estímulo para compras desnecessárias. Evite passear pelas gôndolas e experimentar os lançamentos.

2ª – Também faça uma lista de compras necessárias no caso de roupas e sapatos. Isso evita agir por impulso.

3ª – Procure fazer os pagamentos sempre em dia, seja de despesas fixas, financiamentos ou cartões de crédito, evitando juros e multas.

4ª – Controle os gastos dos cartões de crédito de dependentes. Lembre-se que quanto maior o número de cartões de crédito que você tem, maior será a dificuldade para controla-los. Se há dificuldade em manter o controle, opte pelos cartões pré-pagos. O descontrole é a maior causa da inadimplência.

5ª – No caso do telefone celular, procure planos familiares, em que há descontos quando se fala com determinadas pessoas ou com as da mesma operadora. Pesquise sempre.

6ª – Lembre-se e reserve dinheiro, principalmente com recursos do 13º salário, férias e bônus, para as despesas sazonais, como volta às aulas, pagamento de IPVA e IPTU e demais datas comemorativas.

7ª – Utilize a mesada como um aliado na educação financeira de seus filhos.

8ª – Faça um fundo de emergência, na forma de poupança, para cobrir eventualidades, como: conserto de um eletrodoméstico, desemprego, caso de doença na família etc. Procure poupar o mesmo percentual do salário que você gasta em pagamentos de dívidas. Exemplo: poupe 10% de sua renda e faça prestações mensais equivalentes a no máximo 10% da mesma. É uma maneira mais segura de garantir a estabilidade financeira da família.

9ª – Defina com a família as prioridades de gastos. Assim, fica mais fácil engajar todos no controle dos gastos.

Redação O POVO Online

TAGS