PUBLICIDADE
Notícias

Resultado orçamentário da Grécia do 1º tri supera metas

12:24 | 10/04/2013
Os números do Orçamento da Grécia no primeiro trimestre de 2013, divulgados nesta quarta-feira, vieram melhores do que o esperado, segundo o vice-ministro de Finanças, Christos Staikouras. Tanto o resultado primário quanto o orçamento federal ultrapassaram as metas estabelecidas pela troica de credores internacionais no acordo de resgate financeiro do país.

Nos primeiros três meses deste ano, a Grécia obteve um superávit primário de 508 milhões de euros (US$ 663 milhões), em comparação com a meta de déficit de 2,3 bilhões de euros estabelecida para o trimestre e com um déficit real de 334 milhões de euros no primeiro trimestre de 2012, disse Staikouras.

O país também cortou seu déficit orçamentário para 1,4 bilhão de euros no primeiro trimestre deste ano, bem abaixo do rombo de 7,3 bilhões de euros registrado nas contas públicas no primeiro trimestre de 2012. O resultado também representa uma melhora expressiva em relação à meta para o período estabelecida no acordo com a troica - formada pelo BCE, FMI e Comissão Europeia -, de déficit de 4,2 bilhões de euros para os primeiros três meses de 2013.

"Os dados provisórios sobre a execução do Orçamento público nos primeiros três meses de 2013 mostram que a Grécia, com um trabalho duro mas também com alto custo social, continua sua trajetória indubitavelmente dolorosa mas necessária em direção à reforma, ajuste e disciplina fiscal", disse o vice-ministro.

Ele acrescentou que a receita no primeiro trimestre do ano foi menor do que o mesmo período de 2012, conforme esperado, mas ainda ficou "acima da meta". Segundo o ministro, houve queda na receita em várias categorias diferentes do imposto sobre valor agregado, bem como em certos impostos diretos, incluindo o imposto sobre tabaco e o imposto especial sobre produtos de energia. As informações são da Dow Jones.

TAGS