PUBLICIDADE
Notícias

Receita recebeu 17,6 milhões de declarações de IR

16:38 | 26/04/2013
Faltando quatro dias para o prazo final da entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013, pouco mais de 17 milhões de contribuintes enviaram a declaração. Segundo a Receita Federal, foram 17.621.566 milhões de declarações até às 16h desta sexta-feira, 26. A expectativa do Fisco é receber mais de 26 milhões de declarações até a terça-feira, 30, prazo final para a entrega das declarações. Quem perder o prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.

Estão obrigados a declarar todos os que tiveram rendimento tributável superior a R$ 24.556,65 no ano passado. A Receita alerta para o risco de deixar para fazer a entrega nos últimos dias, quando o acúmulo de acessos pode gerar dificuldades.

A entrega pode ser feita pela internet ou por meio de um disquete nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Outra possibilidade é fazer a apresentação por meio do aplicativo m-IRPF, que funciona em tablets e smartphones com sistema operacional Android ou IOS. Mas não podem usar o aplicativo os contribuintes que receberam rendimentos de pessoa física, que estejam obrigados a declarar dívidas e ônus reais, que auferiram ganho de capital, que tenham recebido determinados tipos de rendimentos isentos ou com tributação exclusiva, entre outros.

Neste ano, uma novidade é a possibilidade de fazer uma doação, no momento de declarar o imposto, a um fundo de ajuda à criança e ao adolescente. O contribuinte poderá doar até 30 de abril a um dos fundos cadastrados na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O abatimento pode ser de até 3% do total do Imposto de Renda.

TAGS