PUBLICIDADE
Notícias

Preço no varejo sobe 0,6% em fevereiro, diz FecomercioSP

10:14 | 04/04/2013
A inflação no varejo da capital paulista desacelerou de 1,16% em janeiro para 0,6% em fevereiro, de acordo com o Índice de Preços no Varejo (IPV) divulgado nesta quinta-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Sete dos 21 grupos analisados mostraram queda, ante os três assinalados no primeiro mês do ano. No acumulado de 12 meses, a elevação do IPV foi de 1,77%.

Apesar do arrefecimento apresentado em fevereiro, essa foi a sétima variação positiva consecutiva constatada pelo indicador da FecomercioSP. De julho de 2011 a janeiro deste ano, a principal contribuição para elevação no IPV veio dos grupos que comercializam alimentos, como supermercados e feiras.

No entanto, em fevereiro, a principal influência foi exercida pelo grupo de Combustíveis e Lubrificante, por conta do incremento de 4% na gasolina e de 2,7% no etanol. Com isso, o segmento registrou variação positiva de 3,4% no mês. A segunda maior contribuição para fevereiro veio do setor Veículos, que registrou alta de 1% ante 0,2% de janeiro.

Os item Supermercados encerrou o segundo mês do ano com elevação de 0,2%, bastante abaixo dos 1,7% de janeiro. As Feiras, após uma elevação de 9% em janeiro, tiveram variação negativa de 0,4%, por conta das reduções em alguns subgrupos, como Verduras (-3,4%), Frutas (-1%) e Flores (-0,4%).

A pesquisa conta com uma amostra mensal de 105 mil preços. Os dados foram apurados com cerca de 2 mil estabelecimentos comerciais no município de São Paulo e contemplam 21 segmentos varejistas e 450 subitens.

TAGS