PUBLICIDADE
Notícias

Praet alerta sobre expectativas excessivas sobre BCE

04:24 | 17/04/2013
O membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE) Peter Praet disse nesta quarta-feira que as expectativas de que o BCE resolverá a crise não deveriam ser excessivas.

A política monetária é "apenas uma ferramenta de mitigação da crise, e é importante

manter isso em mente e não esperar excessivamente do banco central em termos de resolução de crises", afirmou Praet em um discurso escrito para ser entregue em Pequim.

Há grandes esperanças na zona do euro de que o BCE pode oferecer novas políticas

para reforçar a concessão de crédito para a economia real em geral e para empresas de pequeno porte na periferia da região em particular. No entanto, as autoridades monetárias dizem que ainda não encontraram medidas eficazes para fazê-lo.

"Embora o BCE continuará a desempenhar o seu papel e manterá a estabilidade de preços na zona do euro, como foi observado o papel do banco central é limitado", disse Praet.

O economista-chefe do BCE sublinhou a importância da continuidade das reformas governamentais, aprofundando a união econômica e financeira, e, em particular, da criação de um autoridade conjunta de resolução bancária para acompanhar o mecanismo único de supervisão.

Depois que o Fundo Monetário Internacional (FMI) pediu ao BCE na terça-feira para ativar seu programa de compra de títulos Transações Monetárias Completas (OMT, na sigla em inglês), Praet reiterou a disponibilidade do BCE de considerar o OMT para o regaste de países "apenas depois de terem recuperado o acesso ao mercado de bônus".

Praet observou que, apesar da criação do Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês), o BCE receberia bem a participação contínua do FMI nos futuros esforços de resgate.

"O envolvimento do FMI nos esquemas de financiamento não é estritamente necessário, mas ainda é altamente desejável, tendo em vista também a experiência analítica do Fundo em resolução de crises ", disse Praet. AS informações são da Market News International.

TAGS