PUBLICIDADE
Notícias

Portugal vai pedir prorrogação dos empréstimos de ajuda

12:07 | 11/04/2013
Portugal vai pedir a seus credores internacionais a prorrogação dos empréstimos que fazem parte do pacote de resgate de 78 bilhões de euros (US$ 102 bilhões), concedido ao país em 2010, para facilitar o pagamento de seus compromissos e poder retomar a emissão de bônus de dez anos no futuro, disse hoje o ministro de Finanças português, Vítor Gaspar.

Falando a uma plateia numa faculdade de Dublin, Gaspar disse que Portugal vai enfrentar fortes picos de financiamento nos próximos ano e "por isso, estamos pedindo uma prorrogação dos vencimentos para que o perfil de refinanciamento (de Portugal) seja suavizado...de formar que tenhamos espaço suficiente para uma emissão bem-sucedida de bônus de dez anos".

Portugal está para receber este mês uma tranche de 2 bilhões de euros do pacote da União Europeia e Fundo Monetário Internacional, mas o desembolso está atrasado porque Lisboa precisa definir 1,3 bilhão de euros em cortes de gastos após um tribunal ter rejeitado na semana passada algumas medidas de austeridade previstas para este ano.

Segundo um porta-voz em Lisboa, Gaspar vai apresentar garantias de que Portugal cobrirá o déficit criado pela decisão judicial durante reunião com colegas europeus da pasta em Dublin. As informações são da Dow Jones.

TAGS