PUBLICIDADE
Notícias

Patriota: Mercosul e Unasul avaliam reintegrar Paraguai

13:35 | 04/04/2013
O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, destacou em audiência no Senado a intenção de reintegrar o Paraguai aos blocos regionais - Mercosul e União de Nações Sul-Americanas (Unasul) - após as eleições presidenciais do país dia 21. Segundo ele, o processo é acompanhado por um grupo de países dos dois blocos, que vai verificar as condições em que se dará o processo.

"O objetivo dos observadores é verificar as condições que se realizam as eleições paraguaias, que é lícito esperar, e abrirão caminho para a reintegração do Paraguai", destacou o ministro, que participou nesta quinta-feira de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal.

O Paraguai está suspenso do Mercosul e da Unasul desde junho de 2012, quando houve o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo. Para os líderes da região, o processo rompeu a ordem democrática e, por essa razão, o Paraguai foi suspenso dos blocos.

OMC

Patriota ressaltou ainda que a candidatura de Roberto Azevêdo ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) "está crescendo". O ministro não quis declarar quais articulações e apoios estão sendo feitos e obtidos pelo governo brasileiro em favor de Azevêdo, que desde 2008 é representante permanente do País na OMC. Ele disse apenas que a candidatura brasileira tem o "apoio explícito" do Mercosul e que, mais para frente, será possível divulgar informações das tratativas que estão sendo feitas.

O ministro afirmou que a decisão de lançar um nome ao cargo partiu da constatação de que as demais candidaturas não "atendiam aos nossos interesses", o que levou à indicação de um candidato pelo governo brasileiro no final do ano passado. A disputa conta com oito candidatos. O processo de escolha começou esta semana e pode ir até o final de maio.

TAGS