PUBLICIDADE
Notícias

Não há previsão para se desligar termelétricas, diz ONS

16:29 | 10/04/2013
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afirmou nesta quinta-feira que não há previsão para que o governo comece a desligar as usinas termelétricas. Por essa razão, é bem provável que o uso das térmicas a pleno vapor supere o recorde histórico. "Isso depende, eu não posso afirmar antecipadamente porque a gente não tem uma previsão de clima; depende da hidrologia e, consequentemente, do clima", afirmou, na saída de uma audiência pública da Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara.

A previsão inicial era que as usinas termelétricas mais caras começassem a ser desativadas em abril. De acordo com Chipp, o período em que as térmicas ficaram em pleno funcionamento pelo maior tempo foi de dezembro de 2007 e fim de maio de 2008. Essas usinas são usadas na capacidade máxima desde outubro.

Ele disse que as usinas térmicas são usadas, "em caráter complementar, para prover a segurança que o sistema necessita". "A maior parte do tempo, você não funciona assim (com o uso das térmicas). Quando a hidrologia está com o nível de armazenamento baixo e a energia não vem de forma muito favorável, você complementa com as térmicas. Elas são feitas para isso", disse. De acordo com Chipp, atualmente, o sistema dispõe de 20 mil megawatts de energia com essa matriz, dos quais de 14 mil a 15 mil MWws são usados diariamente.

TAGS