PUBLICIDADE
Notícias

Medicamentos estarão 6,31% mais caros no Ceará ainda este mês

A publicação em Diário Oficial torna a elevação dos preços possível. Os farmacêuticos receberão uma revista até o dia 15 deste mês com os novos preços. A partir de então, eles poderão ser praticados

10:10 | 04/04/2013
NULL
NULL

Os consumidores cearenses poderão pagar mais caro pelos medicamentos ainda este mês. O Governo autorizou reajuste de até 6,31%.

A publicação em Diário Oficial torna a elevação dos preços possível, de acordo com o diretor tesoureiro do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma), Maurício Filizola. Ele explicou que os farmacêuticos receberão uma revista até o dia 15 deste mês com os novos preços. A partir de então, eles poderão ser praticados.

"Os preços são tabelados no país inteiro, mas dependem da aliquota (ICMS) de cada estado. A do Ceará é de 17%", explicou.

Filizola lembrou que os preços vão subir em três patamares e que há medicamentos de todos os tipos nas três faixas. O maior percentual é de 6,31%; na segunda faixa, haverá elevação de 4,51% e de até 2,7%, na última.

O diretor defendeu o reajuste e explicou que o setor farmacêutico possui altos custos e o percentual apenas corrige a inflação do período. "Pelo sexto ano seguidos, sobe abaixo da inflação e favorece o poder de compra do consumidor", explicou.

Uma dica para quem quer gastar menos, é pedir para que os médicos receitem medicamentos genéricos. Os preços são pelo menos 35% menores que o remédio de referência.

Teresa Fernandes

TAGS