PUBLICIDADE
Notícias

Israel aprova fundo para lucros com gás natural

13:21 | 14/04/2013
O governo de Israel aprovou, neste domingo, um projeto que prevê a criação de um fundo de riqueza soberano para os lucros do país com gás natural. O dinheiro do fundo será utilizado em programas sociais e emergências nacionais, disse o presidente do Conselho Econômico Nacional, Eugene Kandel. O fundo também terá como objetivo evitar instabilidades econômicas, como a apreciação muito rápida da moeda israelense, o shekel.

"Queremos gerir as expectativas dos diversos mercados cambiais", disse Kendel. Quando as operações com gás começaram, em março, na reserva de Tamar, o shekel se fortaleceu consideravelmente em relação ao dólar, provocando uma intervenção do banco central na semana passada pela primeira vez desde 2009. O BC comprou pelo menos US$ 100 milhões no mercado aberto, segundo traders.

De acordo com o projeto aprovado neste domingo, o fundo será gerenciado por um departamento do banco central e supervisionado por representantes do Ministério de Finanças e pelo gabinete do primeiro-ministro.

O projeto ainda tem de ser aprovado pelo Parlamento para que o fundo seja criado, mas Kandel disse que não prevê uma oposição à proposta. O governo anterior já havia aprovado um projeto semelhante em outubro, mas a lei teve de ser sujeita novamente à aprovação depois de as eleições de janeiro terem resultado em um novo governo. As informações são da Dow Jones.

TAGS