PUBLICIDADE
Notícias

EUA fecham empresas de remessa de dinheiro ao Brasil

17:04 | 17/04/2013
Três das maiores empresas de remessas de dinheiro dos Estados Unidos para o Brasil foram fechadas em abril por operações irregulares e suspeita de uso de doleiros, de acordo com a comissão de bancos do Estado de Massachusetts, onde está localizada uma das maiores comunidades de brasileiros no país. Estão suspensas as atividades das empresas Braz Transfers e Global Money Remittance (incluindo a subsidiária InterTransfers). As empresas também são acusadas de prejudicar clientes com atraso no envio de recursos.

A Braz Transfers, com sede no mesmo Estado, realizou transferências de US$ 122,932 milhões em 2012 para consumidores locais e é acusada de usar recibos falsificados para justificar transações. Segundo a autoridade local, a empresa entregou documentos para provar que 60 operações foram feitas junto a dois bancos brasileiros. Esses bancos, no entanto, só reconheceram a autenticidade de 32 recibos. A Global e sua subsidiária, com sede na Flórida, também não conseguiu provar que suas operações estão de acordo com a lei e teria prejudicado mais de 100 clientes cujo dinheiro não chegou ao destino.

A pedido de autoridades brasileiras, os Estados Unidos estão apertando a fiscalização sobre empresas que fazem remessas de dólares de pessoas que moram naquele país para o Brasil. Autoridades norte-americanas estimam que metade das remessas de dólares para o País seja feita de maneira ilegal.

Em Massachusetts, onde os brasileiros se concentram principalmente na região de Boston, o órgão regulador exige que essas empresas comprovem que as transações estão de acordo com as leis brasileiras. Ou seja, que a entrada desses recursos no País seja feita por meio de instituição financeira autorizada pelo Banco Central, que aparece como depositante do dinheiro na conta de quem recebe o dinheiro aqui no País.

Sem essa exigência, as empresas de transferência podem remeter o dinheiro ganho legalmente por uma pessoa que mora nos EUA para contas de doleiros, naquele ou em outro país. No Brasil, o doleiro ou alguém envolvido em atividade ilegal faz o depósito na conta de um parente do imigrante no Brasil, por exemplo, completando o ciclo de lavagem do dinheiro.

TAGS