PUBLICIDADE
Notícias

Crescimento da economia chinesa no 1º tri foi saudável

11:27 | 17/04/2013
O Conselho Estatal, que é o gabinete da China, defendeu o desempenho da economia do país durante o primeiro trimestre deste ano e afirmou que o crescimento foi "saudável, no geral" e ficou dentro de uma "faixa razoável". No entanto, o gabinete reconheceu complicações no país e no exterior. O Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 7,7% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, abaixo do previsto.

Embora os mercados tenham reagido com preocupação ao dado sobre a segunda maior economia do mundo, o Conselho Estatal disse que a taxa de expansão e os mercados de trabalho em áreas urbanas estão "se estabilizando dentro de uma faixa razoável". Porém "as situações domésticas e internacionais que enfrentamos são muito complicadas", acrescentou. "A estabilização e os potenciais riscos coexistem."

O Conselho Estatal também afirmou que vai evitar riscos na dívida e no crédito de governos locais e repetiu promessas anteriores de acelerar a reforma da taxa de juros e a conversibilidade da conta de capital. A política monetária prudente e a política fiscal proativa foram reiteradas.

O governo da China pretende encorajar a demanda doméstica e continuará investindo em infraestrutura nos próximos meses, destacou o gabinete. As informações são da Dow Jones e da Market News International.

TAGS