PUBLICIDADE
Notícias

Comentários de Merkel não foram conselho para BCE

09:48 | 26/04/2013
Os comentários da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, sobre as taxas de juros na Europa não foram concebidos como conselho ao Banco Central Europeu (BCE), afirmou Steffen Seibert, porta-voz de Merkel.

A chanceler disse um uma conferência de bancos de poupança que o Banco Central Europeu (BCE) estava preso entre o desejo de alguns na Alemanha de taxas mais altas e a necessidade nos países em dificuldades na zona do euro de facilitar o crédito.

"Não há absolutamente nenhuma razão para supor que a chanceler quis de qualquer maneira dar conselho ou sugestões ao BCE em seu discurso", afirmou Seibert.

Os comentários de Merkel refletem a crescente ansiedade na Alemanha sobre taxas de juros persistentemente baixas, que estão afetando os poupadores, bem como os lucros dos bancos. Mas as declarações foram incomuns, visto que os funcionários do governo alemão normalmente evitam falar sobre as decisões de taxa de juros para evitar que pensem que estão interferindo na independência do BCE.

"Provavelmente teria que aumentar as taxas de juros para a Alemanha um pouco", disse Merkel, mas também para outros membros do euro "realmente é preciso fazer mais para garantir que a liquidez esteja disponível para as empresas".

O conselho do Banco Central Europeu (BCE) realizará sua próxima reunião no dia 2 de maio. As informações são da Dow Jones.

TAGS