PUBLICIDADE
Notícias

China investiga fluxos "anormais" no comércio exterior

11:29 | 10/04/2013
O governo da China anunciou nesta quarta-feira que está investigando fluxos "anormais" no comércio exterior após analistas dizerem que o forte crescimento das exportações em março traz indícios de superfaturamento por empresas que buscam internalizar fundos externos de forma ilegal.

"Esperamos descobrir todos os motivos por trás do crescimento anormal do comércio com Hong Kong e tomar as medidas administrativas necessárias, disse Zheng Yuesheng, porta-voz da Administração Geral da Alfândega e chefe de seu departamento de estatísticas.

Zhen falou após a divulgação de dados mostrando que as exportações da China cresceram a um ritmo anual de 10% em março, ficando abaixo do ganho de 11,6% previsto por economistas e bem aquém dos aumentos de 25% e 21,8% registrados em janeiro e fevereiro, respectivamente. Economistas acreditam que os últimos números podem ter sido inflados e que a conta corrente da China voltou a ser usada para burlar controles de capitais.

Apesar de as exportações terem crescido de forma mais moderada em março, analistas continuaram a questionar a credibilidade do último relatório de comércio exterior.

A IHS Global Insight diz que as exportações para Hong Kong, um importante destino de reexportação para os mercados norte-americano e europeu, subiram 93%, a maior variação em oito anos, embora as exportações diretas para os EUA e Europa tenham caído 7% e 14%, respectivamente. As informações são da Dow Jones.

TAGS