PUBLICIDADE
Notícias

BCE mantém taxa básica de juros em 0,75%

10:19 | 04/04/2013
O Banco Central Europeu (BCE) manteve a taxa básica de juros em 0,75%, apesar dos sinais de que a economia nos 17 países da zona do euro continua em contração e de que a inflação está sob controle. A decisão ficou em linha com a previsão dos economistas consultados pela Dow Jones.

Agora as atenções se voltarão para a entrevista à imprensa de Mario Draghi, presidente do BCE, na qual ele deverá ser questionado sobre as implicações do novo programa de relaxamento monetário anunciado hoje pelo Banco do Japão (BoJ), que provocou forte alta do euro ante o iene. A imposição de controles de capital no Chipre também deverá ser comentada durante a entrevista.

Existem especulações de que Draghi anunciará mais um relaxamento dos colaterais aceitos em troca de empréstimos com o objetivo de encorajar os bancos a emprestar para pequenas e médias empresas. No entanto, isso enfrenta oposição dentro do próprio BCE, especialmente de Jens Weidmann, presidente do Bundesbank, o banco central da Alemanha. As informações são da Dow Jones.

TAGS