PUBLICIDADE
Notícias

Banco investiu R$ 18 bilhões nas empresas 'campeãs'

08:17 | 22/04/2013
A estratégia de criar �campeãs nacionais� surgiu há seis anos, como um plano do BNDES para incentivar fusões e aquisições de empresas. Para os defensores da política, é necessário fortalecer algumas companhias para permitir que enfrentem a concorrência em um mundo globalizado. Em seis anos, o BNDES investiu R$ 18 bilhões nos grupos eleitos, mas os resultados foram controversos. Os críticos dizem que, ao escolher �campeões�, o governo concentra mercado, não atinge o objetivo de internacionalização e tira recursos de setores que precisam de apoio. Entre os exemplos de empresas que receberam recursos do BNDES para comprar rivais ou se fundirem com concorrentes estão os frigoríficos JBS e Marfrig, a fabricante de celulose Fibria, a operadora de telefonia Oi, a companhia de produtos lácteos LBR e os grupos de tecnologia Totvs e Linx. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS