PUBLICIDADE
Notícias

AIE reduz projeção para demanda global por petróleo

08:39 | 11/04/2013
A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu nesta quinta-feira mais uma vez sua projeção para a demanda global por petróleo, mas alertou que riscos significativos de oferta continuam ameaçando o mercado.

Em seu relatório mensal sobre o mercado de petróleo, a AIE cortou sua previsão para o crescimento da demanda pela commodity neste ano para 795 mil barris por dia (bpd), de 820 mil bpd estimados no mês passado.

Ontem, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) também reviu para baixo sua projeção para 2013, em 40 mil bpd, enquanto o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos EUA diminuiu sua perspectiva em 140 mil bpd.

A AIE atribuiu sua revisão à "demanda excepcionalmente baixa" de países industrializados, em especial da Europa, onde o consumo poderá atingir este ano seu menor nível desde a década de 1980.

Por outro lado, a AIE destacou que há riscos significativos à oferta da Opep.

Na Nigéria, a produção recuou em março ao nível mais baixo em quatro meses e pode cair mais em meio à onda de ataques a instalações do país, diz a agência, que tem sede em Paris.

Além disso, a insegurança na Líbia ameaça prejudicar a produção local. No mês passado, a produção teve queda de 40 mil bpd, para 1,36 milhão de bpd, de acordo com a AIE.

Já no Irã, a produção continua limitada pelas duras sanções impostas pelo Ocidente, com as exportações caindo para 1,1 milhão de bpd no mês passado, de 1,26 milhão de bpd em fevereiro, comentou a AIE. As informações são da Dow Jones.

TAGS