PUBLICIDADE
Notícias

Trajetória do IPCA é de queda, diz secretário da Fazenda

12:52 | 08/03/2013
O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, avaliou nesta sexta-feira que o IPCA de fevereiro veio um pouco acima do esperado, mas foi mais baixo em relação a janeiro. Segundo ele, a expectativa é de que a inflação vá caindo gradualmente ao longo do ano, principalmente quando começar a ser transmitida para a inflação a queda recente dos índices de preços das commodities.

Segundo ele, as commodities caíram fortemente este mês, mas o reflexo disso demora a ser sentido na ponta. Barbosa disse que ainda terá impacto positivo na inflação nos próximos meses a redução do custo da energia. De acordo com ele, em fevereiro, houve um primeiro impacto direto, mas ainda há um reflexo indireto, que é o impacto da redução dos custos das empresas, que tende a ser transmitido para os preços.

"Veio um pouco acima do esperado, mas a trajetória é de queda e vai caminhar para o centro da meta no prazo adequado. A inflação no Brasil está sob controle", afirmou, ao deixar a sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Brasília.

Ao ser questionado sobre se o resultado da inflação em fevereiro poderia influenciar o calendário de anúncio de novas desonerações, ele respondeu: "as coisas são independentes". Sobre a desoneração da cesta básica, o secretário disse que o governo ainda está avaliando e fechando cenários. "A decisão não está tomada. Vamos explicar quando tiver data definida", disse.

TAGS