PUBLICIDADE
Notícias

Suíços aprovam limitar salários abusivos de executivos

13:40 | 03/03/2013
Eleitores da Suíça aprovaram, neste domingo, um projeto que dá aos acionistas de companhias autoridade sobre a remuneração de executivos, em mais uma iniciativa dentro do recente movimento para conter salários abusivos em empresas.

Cerca de 68% dos eleitores suíços apoiaram o plano, oriundo de iniciativa popular, informaram emissoras de TV do país. Batizada de Minder, em homenagem ao empresário e político que a criou, a medida também exige maior transparência dos empréstimos e pacotes de aposentadoria para altos executivos e diretores.

"Estamos muito satisfeitos com o resultado e, especialmente, com o nível de apoio, que não esperávamos", afirmou o secretário da iniciativa Minder, Claudio Kuster, em entrevista ao Wall Street Journal.

No entanto, na comunidade empresarial do país, o plano provocou fortes críticas. Para eles, a iniciativa Minder vai empurrar as empresas para fora da Suíça e custará empregos ao país. O presidente da Associação de Empregadores Suíça, Valentin Vogt, lamentou a passagem do plano e disse que seus membros resistem a qualquer tentativa de continuar a definir políticas de remuneração das empresas.

Os proponentes da medida esperam que a iniciativa Minder seja implementada em 2014. No entanto, os opositores dizem que procedimentos parlamentares e questões legais podem atrasar a sua aplicação até 2015 ou até mais tarde. As informações são da Dow Jones.

TAGS