Setor de pães industrializados fatura R$ 3,5 bi em 2012
Segundo a Abima, em nota, os bolos industrializados tiveram alta de 12% no faturamento, para R$ 663 milhões. No acumulado dos últimos cinco anos, o crescimento da receita bruta foi de 58%. Em volume, em 2012 foram comercializadas 360 mil toneladas, avanço de 20% ante 2011 e acumulado de 67% nos últimos cinco anos.
Dados da Abima apontam que os pães industrializados têm penetração de 71% no mercado brasileiro, enquanto o segmento de bolos responde por 45%, porcentual ainda pequeno quando comparado ao mercado de massas, que atinge 99,6% de penetração. "Mais da metade da população brasileira nunca experimentou um bolo industrializado. Ainda temos um potencial de crescimento enorme nessa indústria. Nossa expectativa para 2013 é bastante otimista", afirma o presidente da Abima, Claudio Zanão, no comunicado enviado à imprensa nesta terça-feira. O preço médio do quilo do pão industrializado já é menor do que o do pão francês.
Uma pesquisa feita pela Nielsen indica que, em dezembro do ano passado, o quilo do pão branco (de forma) custava R$ 6,51, nos supermercados e panificadoras. Enquanto o tradicional pão francês era vendido por R$ 8,44 o quilo, segundo amostragem da
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).