PUBLICIDADE
Notícias

PIB da Austrália cresce no 4ºtrimestre

22:49 | 05/03/2013
A economia da Austrália cresceu no quarto trimestre de 2012, sustentada em parte pela recuperação das exportações de commodities em meio a sinais de que os cortes de juros ao longo do ano começaram a estimular a atividade econômica.

O governo informou nesta quarta-feira que o Produto Interno Bruto cresceu 0,6% no quarto trimestre ante o terceiro, e ganhou 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Economistas esperavam um crescimento de 0,6% no trimestre e de 3,0% ante o ano anterior. No terceiro trimestre, o crescimento foi revisto para cima para 0,7%, de 0,5%.

Na terça-feira, o Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve as taxas de juros pelo o segundo mês consecutivo, citando evidências de recuperação em atividades de não-mineração uma vez que o "boom" de recursos passou a desaquecer.

O RBA baixou as taxas de juros seis vezes desde novembro de 2011 para ajudar a isolar a nação do enfraquecimento na economia mundial e para estimular setores de não-mineração antes de um esperado pico - e subsequente queda - em investimento em recursos naturais no próximo ano. A taxa de juros ficou em 3,0%.

A economia da Austrália de 1,5 trilhão de dólares australianos, a 12ª maior do mundo, enfrenta a tarefa de se reequilibrar em 2013 uma vez que os motores da atividade econômica se afastam de investimento em mineração e passam a depender mais de áreas como a construção de moradias e os gastos dos consumidores.

As áreas mais sensíveis à taxa de juros da economia da Austrália começaram a responder ao ajuste dos últimos meses. Na terça-feira, o governo mostrou que as vendas no varejo subiram fortemente em janeiro ante dezembro, sinalizando uma recuperação da confiança do consumidor e dos gastos. A construção de casas australianas também ganhou ritmo no final do ano passado, enquanto os preços de residências aumentaram depois de quase três anos de declínios modestos.

Dados de quarta-feira mostraram um ganho de 0,2% no consumo das famílias, uma vez que os cortes nas taxas de juros passaram a dar efeito.

A economia ainda está sob a pressão por causa do dólar australiano valorizado, o que continua a prejudicar as exportações de manufaturados e dificultar o turismo. As informações são da Dow Jones.

TAGS