PUBLICIDADE
Notícias

Opep mantém previsão sobre demanda por petróleo em 2013

10:33 | 12/03/2013
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reiterou nesta terça-feira sua previsão de que a demanda global por petróleo crescerá em 800 mil barris por dia (bpd) este ano.

Em relatório mensal sobre o mercado de petróleo, a Opep reduziu sua projeção de demanda para o petróleo produzido pelo grupo em 100 mil bpd, para 29,7 milhões bpd. No ano passado, a demanda pelo petróleo da Opep atingiu 30,1 milhões de bpd.

Por outro lado, a Opep elevou sua previsão de produção das nações que não pertencem à entidade em 100 mil bpd, para 1 milhão de bpd, principalmente por causa da maior produção nos EUA, que poderá atingir seu maior nível desde 1985.

Analistas têm questionado se a Opep conseguirá manter seu domínio histórico no mercado de petróleo em meio ao forte aumento da produção nos EUA, que adotou uma nova tecnologia para a extração de óleo de xisto. Em outubro, um estudo publicado pela Agência Internacional de Energia (AIE) previu que a produção norte-americana poderá superar a da Arábia Saudita, o maior integrante da Opep, até 2020. As informações são da Dow Jones.

TAGS