PUBLICIDADE
Notícias

Mantega: Seae fiscalizará repasse de corte em tributos

19:04 | 11/03/2013
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) vai fiscalizar o repasse da redução dos tributos para a cesta básica. Segundo o ministro, também será possível observar se essa queda chegará ao consumidor por meio dos índices de inflação. "A alimentação é o principal componente do IPCA, pesa 23%, então é facilmente verificável", afirmou. O ministro disse que a expansão do setor de alimentos é importante porque gera muitos empregos. Ele afirmou esperar que todos os tipos de carne tenham redução de preços.

Segundo Mantega, todas as redes que estiveram no Ministério nesta segunda-feira disseram que vão repassar a redução de tributos ao consumidor o mais rapidamente possível. "A redução já está acontecendo", disse. Mantega afirmou que o setor de supermercados cresceu devido à forte inclusão social. "O setor vem crescendo há alguns anos numa trajetória forte e vai continuar crescendo. Nos interessa que eles façam investimentos, pois não fizeram muito no ano passado", afirmou. "Esperamos que eles cresçam mais e que contribuam para o crescimento do PIB em 2013, que será bom."

Mantega disse que a desoneração continuará até que o País tenha uma carga tributária compatível com a de seus competidores. Ele não adiantou, porém, quais setores estão pedindo a desoneração da folha de pagamento. "Todos que não entraram", limitou-se a dizer. "Temos que analisar setor por setor, às vezes há heterogeneidade, tem empresa que quer e outra que não quer. Aí não dá para fazer, pois tem conflito dentro do setor", explicou. O ministro disse que as desonerações sob análise do governo podem ser feitas neste ano ou em 2014. "Podemos jogar para 2014", afirmou.

TAGS