PUBLICIDADE
Notícias

Kuroda pode mexer na economia antes de reunião do BoJ

02:30 | 12/03/2013
Haruhiko Kuroda, candidato do governo para a presidência do Banco do Japão (BoJ), sugeriu ontem que poderá lançar novas medidas de flexibilização monetária logo após assumir o cargo, em 20 de março, em vez de esperar pela próxima reunião de diretoria do banco central, marcada para 3 e 4 de abril, informou o jornal Nikkei em sua edição de hoje.

Kuroda deve ser confirmado para o lugar de Masaaki Shirakawa. Os dois novos vice-presidentes devem ser Kikuo Iwata, professor da Universidade Gakushuin, e Nakaso Hiroshi, atual diretor-executivo do BoJ. Durante uma audiência de confirmação na Câmara Alta, Kuroda indicou que poderá convocar uma reunião extraordinária logo após se tornar presidente do BoJ para implementar uma flexibilização adicional.

Kuroda e Iwata compartilham a visão de que um banco central pode aumentar o poder de flexibilização da política monetária se implementar medidas que vão além do que o mercado espera, em movimento que eles acreditam irá aumentar as expectativas inflacionárias. "Dada a pouca margem para reduzir ainda mais as taxas de juros, é indispensável (para o BoJ) trabalhar nas expectativas do mercado", disse Kuroda. As informações são da Dow Jones.

TAGS