PUBLICIDADE
Notícias

Kuroda pode discutir compra de bônus de longo prazo

22:44 | 25/03/2013
O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, afirmou nesta segunda-feira que comprar títulos do governo de cinco anos ou com vencimentos maiores é uma opção para a flexibilização da política monetária do banco central, proporcionando um novo sinal de como será a política do BoJ sob a sua liderança.

"Vamos considerar todas as opções", afirmou Kuroda em uma sessão parlamentar, quando perguntado sobre a ideia de o BoJ comprar títulos do governo com vencimentos restantes de cinco anos ou mais.

Ao renovar a sua promessa de fazer "o que for preciso" para superar a deflação e atingir a meta de inflação de 2% do banco central, Kuroda também pediu ao governo que trabalhe para colocar a questão fiscal em ordem.

O governo pode ajudar a estimular o aumento de preços ao criar demanda, mas "é importante para que ele trabalhe na reabilitação fiscal no médio e no longo prazo para evitar que as taxas de juros subam devido à perda de confiança na gestão fiscal", disse Kuroda.

Segundo o presidente do BC do Japão, também é essencial influenciar as expectativas do mercado para combater a deflação. Kuroda afirmou que a economia japonesa deve mostrar sinais claros de recuperação em meados do ano.

Escolhido pelo primeiro-ministro Shinzo Abe para liderar os esforços do país para derrotar a deflação, Kuroda se comprometeu a fazer "o que for preciso" para atingir a meta de inflação de 2% em dois anos. Ele também disse ser a favor que o banco compre mais títulos da dívida do governo japonês e com vencimentos maiores em uma tentativa de estimular o crescimento. Para ele, até o momento, a compra de ativos tem sido insuficiente em quantidade e qualidade.

Seus comentários têm sido o foco de uma intensa análise feita por observadores do BoJ, que estão tentando prever o que ele pode propor na reunião do conselho de política monetária agendada para os dias 3 e 4 de abril ou em qualquer reunião que o BoJ possa convocar antes desta data.

Mesmo antes de Kuroda assumir o cargo, os mercados já esperavam que o BoJ expandisse seu programa de compra de ativos de 101 trilhões de ienes (US$ 107 trilhões) em mais de 10 trilhões de ienes e que ele começasse a comprar bônus do governo com vencimentos remanescentes de até cinco anos. Os investidores também esperam que o BoJ, sob a liderança de Kuroda, antecipe o plano de tornar o programa de compra de ativos "ilimitado" a partir de janeiro do próximo ano. As informações são da Dow Jones.

TAGS