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Itaú, Claro e Bradesco lideram lista de reclamações

De acordo com Procon de Fortaleza, o ranking das empresas mais geraram reclamações será lançada na próxima semana

16:07 | 12/03/2013
O grupo Itaú Unibanco liderou o ranking das empresas com mais reclamações no Procon-SP em 2012, seguido por Claro e Bradesco, nas segunda e terceira posições, respectivamente. O ranking realizado pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, foi divulgado nesta terça-feira, 12.

A lista contém os 50 fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas, cujas demanda de consumidores não foram solucionadas na fase inicial do atendimento. Neste caso, abre-se um processo administrativo para que o Procon-SP trabalhe a reclamação com o fornecedor.

O total de atendimentos para consultas, orientações e queixas no Procon-SP em 2012 foi de 602,611 mil, redução de 17% em relação ao registrado em 2011, segundo a instituição. Estes atendimentos geraram 139,066 mil encaminhamentos da Carta de Informação Preliminar (CIP) ao fornecedor. Nesta fase preliminar, 79% dos casos foram solucionados e 21% se transformaram em reclamações fundamentadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Smdc-Procon) de Fortaleza, a Lista das Reclamações Fundamentadas, que traz a contagem dos fornecedores com mais reclamações na cidade, será divulgada na próxima semana. As informações são do Valor Econômico.

Redação o POVO Online

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