IDC: vendas de computadores têm queda de 2% em 2012
Em janeiro de 2013, conforme o estudo, já aconteceu queda de 4% nas vendas na comparação com o mesmo mês de 2012 e de 22% ante dezembro. O quarto trimestre de 2012 já havia sido fraco: foram vendidas 3,7 milhões de unidades, 8% menos do que no terceiro trimestre. Entre os fatores destacados pelo IDC para explicar a perspectiva de queda, está o comportamento do usuário doméstico, responsável por 66,6% do mercado total de computadores em 2012. Na avaliação da consultoria, esses clientes optam por dispositivos mais baratos, como tablets e smartphones.
Em 2012, a queda na venda de desktops, porém, não foi compensada pelo crescimento dos tablets. Foram 6,6 milhões de desktops vendidos no ano, declínio de 12% ante 2011. Ao mesmo tempo, os dispositivos portáteis (notebooks, netbooks e ultrabooks) somaram 8,9 milhões de unidades vendidas, crescimento de 7% em relação a 2011.
O IDC ainda avalia que muitos consumidores já haviam deixado de comprar computadores para investir em produtos que tiveram redução de impostos, como carros e eletrodomésticos da linha- branca. Mesmo com a diminuição das vendas, a pesquisa apontou que o Brasil segue na quarta posição no ranking mundial do mercado de PCs, ficando atrás de China, Estados Unidos e Japão.