PUBLICIDADE
Notícias

IBC-Br de janeiro indica recuperação, avalia Rosenberg

10:04 | 15/03/2013
A alta de 1,29% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) em janeiro ante dezembro indica que o nível de atividade no Brasil está em pleno processo de recuperação gradual, comentou à Agência Estado a economista-chefe da Rosenberg e Associados, Thaís Zara. A consultoria previa uma elevação do indicador de 0,7%. O resultado superou o teto de 1,20% das estimativas apuradas pelo AE-Projeções.

"O avanço do IBC-Br de janeiro foi em boa parte puxado pelo bom desempenho da indústria e vendas do varejo", comentou. De acordo com o IBGE, a produção do setor manufatureiro registrou um incremento de 2,5% no primeiro mês do ano ante o último de 2012, o melhor número desde março de 2010, quando havia apresentado um salto de 3,4%, na margem.

Para Thaís, as indicações são de que em fevereiro o IBC-Br deve ficar perto da estabilidade ou até registrar leve recuo ante janeiro, o que ocorreria em função de alguns fatores, como o desempenho da produção industrial, que foi mais modesto no segundo mês deste ano. "Mas há sinais de que o movimento do PIB no primeiro trimestre deve apresentar um desempenho um pouco mais forte do que o apurado no quarto trimestre de 2012, ante os três meses anteriores", destacou. O PIB subiu 0,6% de outubro a dezembro ante o ritmo registrado de julho a setembro.

Na avaliação da especialista, o ritmo de evolução do nível de atividade no começo do ano é coerente com uma alta do PIB de 2,5% em 2013, que é sua estimativa para o Produto Interno Bruto neste ano. Como Thaís Zara projeta que as pressões de alta da inflação continuarão nos próximos meses, ele estima que o Banco Central precisará elevar os juros a partir de abril, quando subirá 0,25 ponto porcentual. Ela espera mais duas altas de 0,50 ponto porcentual cada nas reuniões de maio e julho. A economista-chefe da Rosenberg acredita que o IPCA deverá apresentar uma elevação de 5,8% neste ano.

TAGS