PUBLICIDADE
Notícias

Hyundai diz que baixa nota no Latin NCAP foi por falta do sistema de fixação

A justificativa da Hyundai para a não utilização de uma cadeira com sistema Isofix é de que ainda não há nenhum modelo homologado no Brasil

10:16 | 26/03/2013
NULL
NULL
A Hyundai Motor Brasil divulgou nota à imprensa que destaca a posição da marca em relação ao resultado do crash-test realizado pelo órgão Latin NCAP, na terça-feira, 19. De acordo com o teste, o HB20 obteve nota mínima para a segurança de crianças e uma nota mediana para a segurança de adultos.

O comunicado da empresa diz que o teste foi feito com uma cadeirinha sem o sistema de fixação Isofix, sistema mais moderno e seguro para fixar a cadeira infantil no banco traseiro e que vem de série em todas as versões do HB20. A justificativa da Hyundai para a não utilização de uma cadeira com sistema Isofix é de que ainda não há nenhum modelo homologado no Brasil.

“O Latin NCAP exige que a cadeira infantil para auto avaliada esteja disponível em pelo menos dois dos três principais mercados na América Latina em que o carro é vendido. O HB20 é comercializado exclusivamente no Brasil, país no qual a cadeira infantil para auto com ISOFIX ainda não foi homologada para venda”, diz o comunicado.

Já que a cadeirinha estava presa apenas pelo cinto de segurança, os bonecos utilizados no teste tiveram problemas. No vídeo do teste, percebe-se como o boneco que representa a criança se choca contra o encosto do banco do passageiro da frente e contra o apoio de cabeça no banco traseiro, o que provocaria graves ferimentos. O que representa uma criança de um ano e meio, olhando para trás, foi exposto a altas desacelerações.

No comunicado, a empresa promete que, assim que houver um modelo de cadeirinha Isofix homologada no país, o HB20 será enviado para mais uma avaliação no órgão de segurança, para comprovar melhores resultados de segurança.

Segurança para adultos
Em relação à nota recebida para a segurança de adultos, a Hyundai afirmou que o resultado “está na média entre os carros compactos. Itens como proteção de cabeça, pescoço e pés foram muito bem avaliados no HB20, conforme relatório final do Latin NCAP”.

O relatório do teste destaca, realmente que o modelo apresentou boa estabilidade estrutural durante o impacto, porém os bonecos usados para o teste sofreram cargas acima do limite estipulado. É importante destacar que o teste é feito com o carro ocupado tanto por bonecos “adultos” quanto por “crianças”, a má fixação da cadeirinha pode também ter afetado o resultado dos passageiros da dianteira, destaca o site Carplace.

Leia outras notícias de carros e motos no O POVO Online.
Redação O POVO Online

TAGS