PUBLICIDADE
Notícias

Governo dos EUA reavalia projeto do oleoduto Keystone

14:28 | 02/03/2013
Washington, 02/03/2013 - Análise preliminar do Departamento de Estado dos EUA sobre o projeto do oleoduto Keystone não encontrou nenhum grande impacto ambiental da obra, que deve transportar petróleo do Canadá para a costa do Golfo do México. Segundo a porta-voz Kerri-Ann Jones, a construção do oleoduto não vai impactar "significativamente" o desenvolvimento dos depósitos de areia betuminosa do Canadá ou a demanda dos EUA por petróleo pesado. Apesar disso, o governo norte-americano só deve tomar uma decisão final sobre o projeto em meados do ano.

De acordo com o Departamento de Estado, a análise ambiental preliminar ficará aberta a comentários públicos por 45 dias. "Nós descobrimos que existem impactos e, em alguns casos, esses impactos podem ser mitigados. Mesmo assim é preciso um amplo debate público antes de avançarmos", comentou Jones.

A administração do presidente Barack Obama rejeitou o projeto do oleoduto no começo de 2012, após o Congresso estabelecer um prazo para a decisão, que o governo considerou impraticável. Com isso, a empresa que pretende construir o oleoduto, a canadense TransCanada Corp, reenviou o pedido de licença, com um traçado diferente para o projeto.

Muitos grupos ambientalistas importantes são contra o Keystone, porque no traçado original ele atravessaria um aquífero ecologicamente sensível no Estado de Nebraska e porque a produção de petróleo com areia betuminosa gera mais gases causadores do efeito estufa. Entretanto, após a alteração no traçado do oleoduto, o governador de Nebraska, Dave Heineman, aprovou o projeto, em janeiro deste ano. As informações são da Dow Jones.

TAGS