PUBLICIDADE
Notícias

Febraban destaca atenção a relatório de inflação do BC

17:53 | 25/03/2013
Após elevar de 7,25% para 8,25% ao ano a estimativa da taxa básica de juros (Selic), na pesquisa de projeções macroeconômicas divulgada na última sexta-feira (22), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) avaliou nesta segunda-feira que cresceu a expectativa pelo relatório trimestral de inflação do primeiro trimestre, a ser apresentado na quinta-feira (28)pelo Banco Central. Segundo a Febraban, o relatório sinalizará como caminhará a Selic, após o relatório Focus, distribuído nesta manhã, revisar de 8,25% para 8,50% a taxa para o final deste ano.

Em seu Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), a Febraban destacou ainda que, no calendário semanal, também cabe atenção à nota de crédito de fevereiro, que sai na terça-feira (26). "De acordo com a nossa pesquisa especial, o saldo das operações de crédito deve voltar a mostrar crescimento, atingindo R$ 2,4 trilhões ou 53,4% do PIB (Produto Interno Bruto)."

Ainda segundo a Febraban, a pesquisa Focus repetiu o comportamento da semana passada, com redução na estimativa da mediana para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2013, de 5,73% para 5,71%, e a elevação na projeção para 2014, de 5,54% para 5,60%.

"Aparentemente, nos cenários dos analistas de mercado, as medidas de desoneração adotadas pelo governo e eventuais novas ações a serem implementadas devem reduzir ao menos em parte a pressão inflacionária no ano corrente; mas, em contrapartida, podem (na sua reversão) impactar os índices de 2014. E assim, a curva para dos dois anos tenderia a ter um contorno mais estável, na faixa de 5,7% a 5,6% de acordo com as projeções correntes de mercado", informou a Febraban.

TAGS