PUBLICIDADE
Notícias

Febraban apoia contratos bancários mais transparentes

18:47 | 15/03/2013
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, por meio de nota à imprensa, que apoia as resoluções aprovadas nesta sexta-feira pelo Conselho Monetária Nacional (CMN) para aumentar a transparência das informações na contratação de serviços bancários. "A transparência melhora relacionamento entre bancos, seus consumidores, seus reguladores e o conjunto da sociedade. Ajuda as pessoas conhecer os produtos e serviços financeiros e fazer melhor uso deles", disse a federação.

Segundo a Febraban, o aumento da transparência é uma exigência da sociedade e do próprio negócio bancário. A entidade também destaca que, com os seus associados, está engajada em várias iniciativas em prol do consumidor, tais como o Código de Autorregulação, o Sistema de Divulgação e Comparação de Tarifas (Star) e o programa de Educação Financeira. "Prosseguiremos buscando desenvolver mais e melhores instrumentos que contribuam para, cada vez mais, alinhar os anseios da sociedade e o desempenho das instituições financeiras", declarou a Febraban no comunicado.

As três medidas aprovadas pelo CMN são: a inclusão nos contratos de conta de depósito cláusulas que dão ao cliente a opção de usar serviços e tarifas individuais ou por pacotes; esclarecimento ao cliente da possibilidade de escolher pelo pagamento dessas tarifas individualizadas, e não obrigatoriamente aderir a um pacote, além da criação e divulgação de três novos pacotes padronizados de serviços, a serem oferecidos com as contas de depósitos, além do pacote padronizado já existente.

TAGS