PUBLICIDADE
Notícias

Conab confirma 2ª safra de milho acima da de verão

10:38 | 07/03/2013
A segunda safra de milho (de inverno) deve ser maior do que a primeira (de verão) nesta safra 2012/13. Segundo os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no boletim do sexto levantamento sobre a safra 2012/13, divulgado nesta quinta-feira, "consolida-se nesse levantamento a expectativa de que a produção se tornará a mais representativa do ano safra, com o produtor estabelecendo uma estratégia de maximização da receita bruta, conciliando plantar soja - variedade precoce, na maior área possível no período de verão, com milho na segunda safra".

A produção da segunda safra de milho, também chamada de safrinha, está estimada em 41,275 milhões de toneladas, apresentando um incremento de 5,5%, comparado com a temporada 2011/12. No Paraná, segundo maior Estado produtor de milho de segunda safra, "as excelentes condições climáticas criam a expectativa de rendimentos recordes, estimando-se um incremento de 8,4% em relação ao ocorrido no exercício anterior", informa a Conab.

No entanto, no Mato Grosso, principal produtor da safrinha, as fortes chuvas coincidiram com a colheita da soja variedade precoce dificultando, na sequência, o plantio do milho. Segundo a Conab, "em algumas regiões foram abortadas as decisões de plantio em função da diminuição do prazo tecnicamente recomendado e do receio de prejuízos em virtude da tendência de utilização dos avançados pacotes tecnológicos. Essa decisão contribuiu para que houvesse cessão de áreas para outras lavouras, como feijão, sorgo, girassol e algodão."

Com relação à safra de verão, os elevados ganhos de produtividade na Região Sul foram responsáveis pelo incremento de 2,7% na produção de milho na atual temporada, para 34,792 milhões de toneladas, comparado ao ocorrido no exercício anterior (33,867 milhões de toneladas). A combinação das duas produções irá proporcionar ao País uma safra recorde de 76,068 milhões de toneladas de milho, representando uma evolução de 4,2% em relação à obtida no ano passado.

TAGS