PUBLICIDADE
Notícias

Chipre: governo planeja apresentar projeto ao Parlamento

15:45 | 21/03/2013
O governo do Chipre planeja submeter ao Parlamento um projeto de reforma do sistema bancário junto com seu plano de criar um Fundo de Riqueza e Solidariedade, afirmou uma fonte governamental. O presidente do Chipre, Nikos Anastasiades, convocou uma reunião de líderes partidários para decidir se o projeto deverá ser debatido no Parlamento para ser votado ainda nesta quinta-feira.

A ideia inicial era aprovar o Fundo de Riqueza hoje e dar mais tempo para revisar o projeto do setor bancário durante o fim de semana. Mas a fonte governamental afirmou que as autoridades cipriotas estão sob pressão do Banco Central Europeu (BCE) e do Eurogrupo para aprovar o projeto do setor bancário imediatamente, de modo a prosseguir com a resolução de bancos insolventes.

Mais cedo, uma fonte do Sistema do Euro disse que o BCE está pedindo uma resolução imediata do Cyprus Popular Bank e a criação de um "banco ruim", onde ativos negativos e empréstimos ruins do Cyprus Popular Bank e do Bank of Cyprus serão coletados.

Milhares de manifestantes, principalmente funcionários do Popular Bank, se reuniram do lado de fora do Parlamento após a TV estatal dizer que o banco precisará ser fechado. As informações são da Market News International.

TAGS