PUBLICIDADE
Notícias

China visa um crescimento de 7,5% em 2013, diz Jimbao

22:13 | 04/03/2013
Pequim pretende entregar um crescimento econômico de cerca de 7,5% neste ano, disse o premiê Wen Jiabao, que está deixando o cargo. A meta não foi alterada desde o ano passado

Antes de 2012, a meta altamente simbólica havia sido de 8% por sete anos seguidos. Mas o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) superou consistentemente a meta oficial. A segunda maior economia do mundo cresceu 7,8% no ano passado.

Em seu último relatório governamental como primeiro-ministro, Wen disse ao Congresso Nacional do Povo - o encontro anual do Parlamento da China - que o governo pretende conter a inflação dos preços no consumidor dentro da marca de 3,5%. No ano passado, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 2,6% - abaixo de uma meta oficial de 4,0% dentro.

Além disso, Wen também definiu uma meta de crescimento de 13% neste ano para o M2, medida mais ampla de oferta de dinheiro da China.

"Este ano, a China ainda está sob considerável pressão inflacionária... há uma pressão crescente sobre os preços de terra, trabalho e outros fatores de produção e sobre os preços dos produtos agrícolas e serviços. Os principais países desenvolvidos estão realizando cada vez mais políticas de relaxamento monetário, e pressão inflacionária importada não pode ser ignorada", disse Wen.

"No estágio atual, o papel do investimento na promoção do crescimento econômico não pode ser subestimado. Eles são fundamentais para criar o investimento nos setores necessários, otimizar a estrutura de investimento e melhorar o seu desempenho e os retornos", acrescentou Wen. As informações são da Dow Jones.

TAGS