PUBLICIDADE
Notícias

Cenário econômico deixa supermercadistas de SP otimistas

14:53 | 18/03/2013
A maior parte dos supermercadistas paulistas está confiante em relação ao cenário econômico futuro, segundo a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo, divulgada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), nesta segunda-feira. De acordo com o levantamento, 41,4% dos entrevistados mostraram otimismo com o futuro, 28,6% se disseram pessimistas e 30% apresentaram neutralidade. Sobre o momento atual, a pesquisa aponta 28,6% de otimismo, 35,7% de pessimismo e 35,7% de neutralidade.

Segundo a Apas, os resultados de fevereiro estão relacionados à conjuntura macroeconômica atual, que traz incertezas quanto ao cenário que se desenrolará em 2013. O comércio ainda sustenta a atividade econômica, porém com relativa desaceleração quando comparado a anos anteriores. Esse fato se deve à ausência de investimentos e de incentivos às diversas atividades produtivas, que mantêm o ritmo de emprego e renda da economia.

O presidente da Apas, João Galassi, observa que, de modo geral, as projeções apontam para a manutenção dos níveis de confiança em patamares elevados para 2013, diante da recuperação da economia brasileira, no que se refere principalmente ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), traduzido em mais emprego e maior renda, variáveis que influenciam o desempenho do setor.

"Para que isso aconteça, deve haver mais incentivos aos investimentos no Brasil. A desoneração da cesta básica, por exemplo, é um fator que deve afetar positivamente a confiança do setor e isso poderá ser verificado no próximo indicador, referente ao mês de março", avalia Galassi, por meio de nota.

TAGS