PUBLICIDADE
Notícias

Câmbio do yuan pode ser mais flexível, diz Yi

04:10 | 06/03/2013
A taxa de câmbio do yuan pode ser mais flexível neste ano, mas deverá manter-se "basicamente estável", afirmou o vice-presidente do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), Yi Gang, nesta quarta-feira.

Ele também repetiu aos jornalistas durante o Congresso Nacional do Povo a avaliação do banco de que a moeda está perto de seu nível de equilíbrio.

"A taxa de câmbio do yuan este ano será mais equilibrada, com maior flexibilidade, e continuará a ficar basicamente estável ", disse ele.

O yuan subiu para 6,2162 por dólar durante o início da sessão asiática, seu nível mais alto desde meados de janeiro e perto do recorde de reavaliação pós-2005 de alta de 6,2124 por dólar definido em 14 de janeiro.

Na terça-feira, dados do banco central mostraram que o PBoC e outras instituições financeiras na China adquiriram o equivalente ao valor líquido de 684,0 bilhões de yuans (US$ 109 bilhões) em moeda estrangeira em janeiro, acima dos 134,6 bilhões de yuans em dezembro.

Os dados sugerem que os fluxos de capitais provavelmente aceleraram em janeiro, o que poderia aumentar a liquidez interna e as pressões inflacionárias.

Apesar das evidências de entradas recordes, Yi e o presidente do PBoC, Zhou Xiaochuan, disseram quase diariamente desde a semana passada que remoções recentes de financiamento via as operações quinzenais de mercado aberto foram feitas em uma gestão de liquidez pós-feriado para tirar dinheiro injetado antes do Ano Novo Chinês. As informações são da Market News International. (Lucas Hirata - lucas.hirata@estadao.com)

TAGS