PUBLICIDADE
Notícias

Brasil precisa destravar investimentos, avalia CNI

17:01 | 01/03/2013
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vê como um "sinal muito preocupante" a queda de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria em 2012 ante 2011. "A indústria encolheu. Estamos praticamente nos mesmos níveis de 2008", disse o gerente-executivo de Política Econômica da Confederação, Flávio Castelo Branco. Ele também ressaltou o recuo de 4%, na mesma base de comparação, na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), ligada a investimentos. O PIB geral de 2012 cresceu apenas 0,9% ante 2011.

Castelo Branco disse que, para crescer mais, o Brasil precisa destravar os investimentos e alavancar a competitividade. "A indústria está com um problema sério de competitividade. Por um lado, tem baixo crescimento de produtividade e, por outro, alta competição mundial." O gerente-executivo afirmou que a economia tem esse desafio e precisa enfrentá-lo com celeridade e de modo efetivo.

Segundo ele, se o Brasil conseguir atacar nessas duas frentes - destravar os investimentos e alavancar a competitividade -, o PIB pode ter um crescimento potencial entre 3,5% e 4% em 2013. "Se nada for feito, o crescimento vai ficar abaixo de 3%."

TAGS