PUBLICIDADE
Notícias

Brasil é o país com a maior intenção de contratação

Segundo Pesquisa de Expectativa de Emprego da Manpowe, Brasil é o país com a maior intenção de contratação no segundo trimestre de 2013. Empresas do setor de Construção foram as mais otimistas do estudo

09:22 | 12/03/2013
O ManpowerGroup, empresa de soluções inovadoras de gestão e contratação de pessoas, anunciou nesta terça-feira, 12, os resultados da Pesquisa de Expectativa de Emprego (Manpower Employment Outlook Survey), referente ao segundo trimestre de 2013 (Abril, Maio e Junho).

De acordo com o estudo, as empresas brasileiras, assim como as de Taiwan, apresentaram as intenções de contratação mais otimistas, entre os 42 países e regiões que participaram do estudo trimestral.

No Brasil, 850 gestores participaram do estudo respondendo a pergunta: Qual sua expectativa para o volume de contratações de sua empresa para o segundo trimestre (até junho de 2013), em comparação com o trimestre atual?

O resultado mostra que o índice melhorou consideravelmente em relação ao primeiro trimestre do ano. Dos empregadores que participaram, 36% dos entrevistados esperam aumento no número de funcionários, apenas 6% prevêem uma diminuição e 57% acreditam manter suas equipes.

Segundo dados do Ministério do trabalho, o governo concedeu 73 mil vistos de trabalho em 2012, sendo que 68 mil (93,1%) foram para trabalhadores com nível de escolaridade avançado, segundo Riccardo Barberis, country manager do ManpowerGroup no Brasil.

Setores
O estudo também analisa quais setores têm a melhor perspectiva de aumento de vagas. O setor de Construção foi mais otimista para o periodo de abril a junho, com expectatica de aumento de 22% em relação ao trimestre anterior.

Os empregadores menos otimistas são do setor de Administração Pública e Educação, mas a boa taxa %2b19% para intenção de contratação indica uma consistência no setor para os próximos meses.

"Os empregadores brasileiros estão mostrando resistência notável, apesar da incerteza que ainda continua na Europa. Confiança entre os empregadores brasileiros continua forte e isso é esperado para manter o trabalho brasileiro mais ativo do que outros mercados de trabalho nos próximos meses", afirma Riccardo Barberis

Sobre a pesquisa

O ManpowerGroup divulga trimestralmente os resultados da Pesquisa de Expectativa de Emprego que avalia as intenções de empregadores em aumentar ou diminuir o número de empregados nas forças de trabalho das empresas durante o trimestre seguinte.

Esta é a pesquisa de antecipação de emprego mais antiga e ampla do mundo, realizada com mais de 66 mil empregadores de 42 países e regiões. Os dados da pesquisa são regularmente utilizados como fonte em relatórios sobre perspectivas econômicas e sociais, de instituições como o Banco da Inglaterra e a Comissão Europeia.

Redação O POVO Online

TAGS