PUBLICIDADE
Notícias

BoJ discutiu flexibilização na reunião de fevereiro

22:19 | 11/03/2013
O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) discutiu várias opções de flexibilização monetária adicional em sua reunião do conselho político de fevereiro. Entre essas futuras medidas estão a compra de títulos de longo prazo do governo japonês (JGB, na sigla em inglês) e a redução dos juros pagos pelo excedente de reservas que os bancos comerciais depositam no banco central.

Um membro do BoJ disse que integrar as compras de JGB no programa de compra de ativos do banco central com aquelas que foram compradas através de operações de mercado é uma opção, enquanto outros membros disseram que a expansão dos ativos de risco no âmbito do programa pode ser possível.

"Se o BoJ consolidar estes dois tipos de compras, isso provocará uma discussão sobre como lidar com a lei das notas bancárias", disse um membro do conselho, de acordo com a ata divulgada nesta terça-feira, referente à reunião de 13 e 14 de fevereiro.

Naquela reunião, o BoJ decidiu manter sua política monetária inalterada, com a taxa de juros na faixa entre 0% e 0,1% e o tamanho do programa de compra de ativos - a sua principal ferramenta de flexibilização da política monetária - em 101 trilhões de ienes até o final do ano.

No entanto, um dos membros do conselho, Ryuzo Miyao, propôs, pelo segundo mês consecutivo, que o banco central mantivesse a taxa de juros em torno de 0% até que a meta de inflação de 2% estivesse próxima de ser atingida. A proposta de Miyao foi rejeitada por 8 votos a 1. As informações são da Dow Jones.

TAGS